quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES QUE IMPLANTARÃO O REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

A Secretária de Educação, Ana Lúcia Gazola, durante a Capacitação


A partir de 2013, alunos de 122 escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio encontrarão novidades quando iniciarem o ano letivo. É que essas escolas darão início ao projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Para que a implantação ocorra da melhor forma possível, a SEE iniciou nessa terça-feira (20) a capacitação dos educadores que atuarão no projeto. O encontro acontece entre os dias 20 e 23 de novembro, em Belo Horizonte.
O Reinventando o Ensino Médio tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo para os alunos do ensino médio, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. A carga horária ao longo dessa fase de ensino é ampliada nas turmas que participam do projeto. Ao invés das 2,5 mil horas/aula nos três anos, os alunos terão três mil horas/aula. A ampliação da carga horária será possível por meio da adoção do sexto horário. O projeto propõe ainda a adoção de disciplinas voltadas para área da empregabilidade. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas reforçam a base cognitiva dos estudantes, beneficiando, inclusive, a perspectiva para atuação no mercado de trabalho.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o grande desafio da educação não só em Minas Gerais, mas em todo o país é a melhoria do ensino médio. “Temos que resignificar o nosso ensino médio para chegar até os alunos. No Brasil e em nenhum outro lugar do mundo existe um projeto como o Reinventando. Sendo assim não temos como fazer comparações. Com a ajuda de vocês é que teremos condições de identificar as dificuldades e corrigi-las”.
Para a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Carvalho de Oliveira, “o projeto resgata no aluno o desejo do aprender e ficar na escola, mas é um desafio para a Secretaria cuidar de sua expansão. Para isso, contamos com o apoio e a experiência dos 11 diretores e coordenadores do projeto piloto que nos auxiliaram corajosamente e também das outras 122 escolas que receberão o projeto em 2013”. Em 2014, o Reinventando chegará a todas as mais de 2.100 escolas estaduais que oferecem o ensino médio.
Um dos pontos importantes do Reinventando é o diálogo do projeto com as disciplinas básicas que já são ofertadas aos alunos do ensino médio. Durante os três dias de capacitação, os educadores apreenderão a proposta do projeto e como ele deve ser implementado na escola, considerando os papéis dos atores variados envolvidos no processo; entre o diretor da escola, o supervisor, o coordenador do projeto, o professor dos conteúdos da área de empregabilidade, o professor dos Conteúdos Básicos Comuns, o professor de biblioteca, o professor responsável pelo laboratório, a família e a comunidade escolar e os alunos.
Segundo a gerente do Reinventando o Ensino Médio, Cynara Quintão, os cerca de 600 educadores, entre diretor de escola, coordenador do projeto e pessoas que estarão ligadas diretamente ao Reinventando, que participam da capacitação, estão tendo a oportunidade de aprender na prática como deve ser a implantação do projeto. “Esse é o início do processo de formação dos educadores que irão atuar nas áreas de empregabilidades e dos gestores para que eles possam implantar as mudanças em suas escolas. Com as apresentações dos representantes das 11 escolas do projeto piloto eles estão tendo a oportunidade de saber como é o processo de implantação na prática”.
Os 1.220 educadores que irão receber o Reinventando em suas escolas em 2013 foram divididos em dois grupos. Entre os dias 20 e 22, 600 educadores estão sendo capacitados. Já no início do mês de dezembro será a vez de outro grupo composto por mais 600 educadores.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Durante a capacitação, os educadores estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o projeto com os representantes da Secretária de Estado de Educação, mas também com os diretores e coordenadores das 11 escolas que participaram do projeto piloto.
A coordenadora do projeto na Escola Estadual Donato Werneck, em Belo Horizonte, Rafaela Augusta da Silva Pereira, conta o que o projeto trouxe de positivo para os alunos da sua escola. “O Reinventando deixou os alunos mais motivados. Ele deu significado à trajetória do aluno que hoje sabe a importância do ensino médio e já vislumbra um futuro para quando sair da escola. Hoje, por exemplo, mesmo se o aluno decidir por não seguir a área de empregabilidade que ele escolheu no Reinventando, ele sabe qual caminho seguir ao terminar o ensino médio”. A escola iniciou o projeto em 2012.
Já coordenador do Reinventando na Escola Estadual Emilia Esteves Marques, em Carangola, Belarmino Aarão, ressalta a expectativa escola que receberá o projeto em 2013. “A expectativa é muito grande. É ao mesmo tempo um desafio e um atrativo para os nossos alunos”.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YgZZu7qq0aU#
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/educadores-que-implantarao-projeto-reinventando-o-ensino-medio-sao-capacitados/


Nenhum comentário:

Postar um comentário