quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CAPACITAÇÃO PREPARA NOVA CARA PARA O ENSINO MÉDIO EM 122 ESCOLAS MINEIRAS


Cerca de 600 educadores participam da Capacitação


O ano de 2013 ainda não começou, mas os preparativos para a expansão do projeto Reinventando o Ensino Médio continuam. Entre esta terça (4) e quinta-feira (6), cerca de 600 educadores, de 62 escolas estaduais, realizam a primeira capacitação para o projeto.Esses profissionais da educação fazem parte do novo grupo de 122 escolas que passarão a ofertar um ensino médio diferenciado a partir do próximo ano. Cerca de 60 mil alunos passarão a ser atendidos em 2013. A capacitação ocorre no Plug Minas - Dentro de Formação e Experimentação Digital, parceiro da Secretaria de Estado de Educação (SEE).


Na abertura do encontro, a secretária-adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, disse que o poder público e os educadores têm o papel de estimular as aptidões diversas dos alunos ainda no período escolar. “Todos os dias podemos ver na página da Secretaria de Educação notícias sobre o destaque dos nossos alunos em competições de robótica, olimpíadas escolares, entre tantas outras coisas. Sabemos que com esses jovens podemos muito mais, porque eles detêm o conhecimento em sintonia com a contemporaneidade”, disse Sueli.
A secretária-adjunta ainda mostrou a responsabilidade da rede estadual no atendimento de alunos do ensino médio em Minas Gerais. Aproximadamente, 87% das vagas para esse nível de escolaridade são ofertadas pelas escolas estaduais. A rede privada fica com 10% dos alunos. O sistema federal, com 2% e as redes municipais, juntas, atendem a 1% dos alunos no ensino médio. “O nosso público estudantil é muito eclético e ainda bem que é. O Brasil é diverso e Minas também. Temos a capacidade de gerar produção em todos os campos dos saberes e o Reinventando é um projeto que vai nos ajudar nisso”, destacou Sueli Pires.
UM OLHAR PARA A EMPREGABILIDADE
Com o objetivo de tornar o currículo do ensino médio cada vez mais atrativo para os estudantes, o Reinventando o Ensino Médio conta com a oferta de conteúdos diferenciados. Além das disciplinas comuns das áreas da Linguagem, Exatas, Biológicas e Humanas, os estudantes poderão optar por conteúdos focados em uma das seis áreas de empregabilidade a serem ofertadas pelo projeto a partir de 2013.
Além das áreas de Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Turismo, ofertadas em 2012 de forma piloto em 11 escolas da capital mineira, os estudantes do novo grupo de escola poderão escolher entre os conteúdos de Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, além de Estudos Avançados em Linguagens e Ciências.
Para os trabalhos com os conteúdos de empregabilidade, a escola teve uma ampliação do tempo de formação do estudante no ensino médio. São 3 mil horas, sendo 2,5 mil horas para a formação geral e 500 horas para a formação específica de acordo com a área de empregabilidade escolhida pelo aluno.
“O piloto com as 11 escolas nos mostrou que o Reinventando o Ensino Médio é plausível, promove a atratividade e a interdisciplinaridade no sentido em que articula os atores, que são os professores da escola, em busca de um novo sentido para o ensino médio”, explicou a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Audrey Regina Carvalho Oliveira.
CAPACITAÇÃO FOCADA NO DIÁLOGO
Durante os três dias de capacitação, os participantes serão orientados a estabelecer um diálogo dos conteúdos das áreas de empregabilidade, com os conteúdos básicos comuns. As contribuições a serem feitas pelos diretores, os supervisores, os coordenadores e orientadores do projeto, além dos professores, serão discutidas durante a capacitação. Representantes das 11 escolas onde o projeto já é desenvolvido também farão relatos de experiências sobre os trabalhos realizados com os 5.979 alunos do 1º ano do ensino médio.
Antes do encontro realizado durante esta semana, outro grupo de 600 educadores foi capacitado no final do mês de novembro. De acordo com a gerente do projeto, Cynara Quintão, a divisão possibilita um melhor atendimento e contato com os participantes. “O primeiro encontro foi muito produtivo, uma vez que ajudou no esclarecimento de muitas dúvidas. Os representantes das escolas em que o projeto já é desenvolvido também contribuíram nas explicações dos assuntos específicos”, lembrou.
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS
Além dos novos educadores, a capacitação do projeto contará com a participação de profissionais da educação que atuam em algumas das 11 escolas que trabalham o projeto de forma piloto. Uma das escolas a ser contemplada com o projeto no próximo ano será a Escola estadual Dionísio Costa, no município de Mutum, no Leste do Estado. Na instituição, cerca de 250 alunos vão ingressar no 1º ano do ensino médio em 2013. Os estudantes poderão optar por uma das três áreas de empregabilidade adotadas pela escola. São elas: Comunicação Aplicada, Meio Ambiente e Recursos Naturais e Tecnologia da Informação. “Estamos em fase experimental e, por isso, cheios de expectativa. É algo novo e que se propõe a mudar a cara do ensino médio”, avalia a diretora da escola, Lucimar Alexandrina de Souza Soares.


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